Não é de hoje que previdenciaristas necessitam de programas de cálculo para tomar decisões para seus clientes, seja em processos judiciais, requerimentos administrativos ou analisar seus documentos e descobrir se tem direito a algum benefício previdenciário ou revisão.

Quando se fala em cálculos previdenciários logo vem a ideia de que são complexos, chatos e demorados. Contudo, este conceito não é mais verdade nos dias de hoje. Utilizando a ferramenta correta, que abstrai toda a complexidade de um cálculo, tudo se torna muito mais fácil. Como exemplo, a própria possibilidade de importar vínculos e salários de contribuição do CNIS diminui em até 90% o tempo que se levava para realizar um cálculo, sem falar na facilidade deste procedimento.

Muitas vezes o segredo do sucesso de alguns escritórios de advocacia está no programa de cálculo que utilizam desde a análise inicial dos documentos até o final do processo judicial.

Inúmeros são os casos em que se necessita de uma boa ferramenta:

  • Um cliente procura um determinado escritório de advocacia para obter uma análise dos seus documentos e descobrir se já pode se aposentar. Deseja saber, também, qual o valor da sua aposentadoria.

Este é um caso clássico, de alguém prevenido, que procura saber tudo antes de se aposentar. É exatamente neste momento em que se necessita de um bom programa, pois como calcular tudo e descobrir se tem direito a uma aposentadoria por tempo de contribuição com ou sem fator? Atingiu os 85 ou 95 pontos? Tem direito a uma aposentadoria especial? Completou a carência? Qual o melhor benefício? Entre tantas outras perguntas/decisões que podem surgir durante a análise dos documentos.

imagem dúvida

O que fazer?

Não há como deixar nas mãos de planilhas eletrônicas todo este estudo da vida de um segurado, pois um erro na digitação pode causar a conclusão incorreta e pode fazer você perder tempo e dinheiro.

Uma boa ferramenta pode responder todas as perguntas, ajudar no estudo, auxiliar na decisão, tudo isto de forma muito rápida e fácil.

  • Outro caso é aquele cliente que já se aposentou, mas pretende saber se está correto em relação ao benefício que lhe foi concedido.

Outra situação clássica. E agora? O que fazer? Será que aquele tempo de serviço e renda apurados pelo INSS estão corretos? E se aquele tempo rural ou especial for inserido na contagem do tempo de serviço, quanto irá aumentar na renda do benefício? Vale a pena entrar com o processo judicial?

Nuvens em formato de interrogação

Novamente, o que fazer?

Novamente, diversas perguntas que somente um bom programa de cálculo pode responder. A busca pelo melhor benefício agora está nas mãos do advogado ou contador a quem o cliente confiou entregar seus documentos com toda sua vida laborativa.

Poderia citar outros casos, como conferir a renda que o INSS implantou no benefício no processo judicial, o valor da liquidação de sentença, entre outros, mas o artigo se tornaria muito longo.

Agora imagine um programa que permite importar dados do CNIS, elaborar a contagem do tempo de serviço e cálculo da renda em segundos, remover vínculos concomitantes, somar salários de atividades concomitantes automaticamente, indicar qual o benefício mais vantajoso, analisar e indicar quais benefícios o segurado tem direito, calcular revisões da renda como a da Vida Toda ou Todo PBC, estar sempre disponível em qualquer dispositivo, entre outros benefícios que estão presentes e muitos, mas muitos outros que estão por surgir. Esta ferramenta já existe, é o Previd Cálculos Previdenciários, que surgiu da ideia em auxiliar a todos os advogados e contadores que precisam de agilidade nos seus cálculos e análises previdenciárias. Previd não é apenas um simples programa de cálculo, mas uma plataforma inteligente de apoio a decisão, que além de fazer o seu papel principal (cálculos) irá auxiliar você a tomar a decisão correta para o seu cliente.


3 comentários

Felipe Thomas · 18 de junho de 2019 às 16:11

Olá Maria Lúcia.

Está é uma ótima pergunta e, ao mesmo tempo, uma pergunta bem difícil de ser respondida. Mas vou tentar resumir ao máximo quais são os passos iniciais que precisa adotar para conseguir o tão buscado benefício do INSS.

1 – Reúna todos os seus documentos. E quando falo todos, é tudo mesmo, CTPS, fichas de empregado, provas de atividade rural ou especial, tempos de menor aprendiz, carnês de autônomo, etc. Tudo o que achar relevante.
2 – Faça uma senha do Meu INSS (atualmente senha do gov.br) que lhe dará acesso aos seus dados que estão nas bases governamentais, tais como o CNIS.
3 – Procure um profissional para realizar o cálculo do seu tempo de contribuição, levando todos os documentos que tens em mãos e sua senha do Meu INSS.
4 – Debata com o seu profissional sobre os períodos que não estão no CNIS e podem ser computados para fins de concessão do benefício, aqueles que comentei no passo 1 (rural, especial, menor aprendiz, etc). Veja com ele as possibilidades de aumentar o seu tempo de contribuição.
5 – Peça para que ele calcule a sua renda inicial da aposentadoria. É apenas uma simulação, mas já vai servir de base para você tomar a decisão se pretende se aposentar ou irá aguardar mais um tempo para tentar aumentar a sua renda.
6 – No caso de não preencher os requisitos para a aposentadoria no momento, solicite que verifique quando irá adquirir o direito, até mesmo nas regras da reforma da previdência que está por vir.

Lembre-se que não é somente quem tem contribuição no INSS é quem tem direito aos benefícios, há ainda a possibilidade de receber algum benefício assistencial. Fica a dica.

filipe · 16 de dezembro de 2019 às 17:28

Boa tarde o programa consegue saber o valor do beneficio de uma pessoa já aposentada, utilizando as contribuições anteriores ao ano de 1994, conforme fora decidido pelo STJ, na revisão pra vida toda!!!

    previdcalculos · 16 de dezembro de 2019 às 17:43

    Olá Filipe. Sim, o programa possui está opção de cálculo no módulo de revisões. Ela é uma entre tantas que o programa já oferece. Ao utilizar o CNIS para o cálculo da Revisão da Vida Toda, você consegue descobrir se o segurado tem direito ou não à revisão em poucos cliques, é super simples.

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *